Fies sem fiador: E agora?

Anteriormente o FIES exigia que os alunos tivessem um fiador, ele era quem ia garantir o pagamento daquele financiamento caso o aluno não efetuasse. Seria a função de um fiador como outro qualquer, assim como ocorre em muitos financiamentos, só que agora o programa não está exigindo isso mais.

Para participar do financiamento estudantil você não precisa, necessariamente, ter um fiador, essa exigência não está sendo cobrada mais. Porém ocorre que é necessário entender os requisitos e por que esse detalhe foi eliminado, esses requisitos são fundamentais a serem preenchidos, uma vez que não se cobra mais fiador.

Como Funciona o FIES sem Fiador?

Programa de financiamento estudantil não cobra mais a exigência de um fiador, mas para isso é necessário que o aluno tenha uma renda familiar que dê para efetuar o pagamento do mesmo. Essa é a exigência cobrada, ou seja, uma forma do banco de ter uma garantia de que vai receber de volta o valor financiado ao aluno.

Saiba como vai funcionar o FIES sem fiador.

Saiba como vai funcionar o FIES sem fiador.

Necessário ter uma renda per capita de até um salário mínimo, essa é o requisito cobrado pelo programa para que não haja exigência de fiador. A renda per capita é calculada da seguinte forma, o salário de todos que trabalham na família é somado, e o valor total divido pelo número de componentes da família. Assim chega-se ao resultado, se essa renda é de até um salário mínimo ou não.

Como Calcular a Renda Per Capita da Família?

Abaixo deixamos um exemplo para que você entenda como funciona o calculo desse percentual, veja só:

FIES sem fiador.

FIES sem fiador.

• Se você mora em uma casa onde tem: seu pai, sua mãe e seu irmão;

• Suponha que só os seus pais trabalham, você somará a renda dos dois e dividirá pelo total de pessoas que moram na casa, veja:

• Renda do pai: R$1.800,00;

• Renda da Mãe: R$1.200,00;

• Total: 3.000,00;

• Renda per capita: 3.000/4= 750,00.

Nesse exemplo acima o aluno estaria preenchendo o requisito para fazer o FIES sem fiador. Então veja quanto fica a renda na sua casa, basta fazer a alteração dos valores.

Inscrição no FIES sem Fiador

O processo para inscrição no programa sem o fiador é o mesmo, você entra no site, faz o cadastro, preenche as informações, depois leva na faculdade e depois leva no banco.

Inscrição no FIES.

Inscrição no FIES.

Não teve alteração significativa quanto ao processo de inscrição, e no ato da mesma é que o sistema vai perguntar para você se o financiamento será feito com ou sem fiador, e você escolherá a opção desejada. Esse requisito sempre foi um impedimento para muitas pessoas, por isso que o programa resolveu flexibilizar.

3 Responses to “Fies sem fiador: E agora?”
  1. claudia
  2. Veronica Luiza Rodrigues de Souza
  3. Ana

Alguma dúvida? Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *